Quem terá deixado de notar que de vez em quando o afeto passional se manifesta no mundo na forma de uma pessoa interessante interessada em você? Essas situações podem ser bastante complexas e potencialmente perigosas para pessoas despreparadas. Este é um pequeno guia dos passos básicos desse fenômeno humano.

1. Confirme com a pessoa primeiro. Algumas vezes a comunicação do fenômeno ocorre de modo ambíguo (alguns chamam isso de flerte), seja por insegurança ou esporte. Algumas pessoas podem na verdade não estar realmente disponíveis. Em caso de dúvida, sugere-se consultar outras fontes.

2. Quem é a pessoa? Um afeto passional geralmente irá implicar em intimidade e convivência próxima. Algumas pessoas podem gostar de você mesmo tendo características incompatíveis com você. É importante saber se a pessoa é convivível independente do quanto ela gosta de você, ou você dela. Para mais detalhes, consulte o guia “como conhecer pessoas”

3. Quem é você? Você descobrirá ser bastante inútil a tarefa de gostar de alguém sem saber quem você é e sem gostar de você mesma. Para mais detalhes, consulte o guia “que diabos estou fazendo com minha vida”.

4. Não há garantias. Mesmo seguindo todos os passos de modo cauteloso, não há garantia que isso irá melhorar sequer em 1% a chance de evitar tragédias emocionais advindas desse fenômeno. Nesse caso, tudo que resta é tocar um tango argentino e pedir às divindades que tenham piedade da sua alma.

Estudando filosofia, sociologia, educação, jogos e civilização.

Estudando filosofia, sociologia, educação, jogos e civilização.